segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Entrevista Balanço Geral

Entrevista RJ Record

Simulado I

É POSSÍVEL SAIR DO CAOS


A criminalidade é um desses problemas brasileiros que atravessam décadas sem uma reação eficiente para domá-los. Para combater a inflação, foram necessários dez anos de tentativas dramáticas, quatro presidentes da República, nove ministros da Fazenda e meia dúzia de planos econômicos frustrados. A solução apareceu quando se chegou ao caos econômico e a um programa de combate à hiperinflação que reunia as medidas corretas e o apoio da sociedade. O mesmo parece estar ocorrendo com a criminalidade. O Brasil não agüenta mais, a sociedade se mobilizou e está fazendo pressão, as autoridades, embora ainda envolvidas num jogo de empurra-empurra, passaram a discutir seriamente a questão.




01. O segmento que melhor resume a idéia central do texto é
a) As autoridades começaram a discutir a questão com seriedade.
b) A sociedade está fazendo pressão sobre as autoridades.
c) No combate à inflação foram necessários dez anos de tentativas dramáticas.
d) A criminalidade é um problema brasileiro que será resolvido com medidas corretas e o apoio da sociedade.
e) Para combater a inflação, precisou-se de algumas mudanças, como: quatro presidentes da República, nove ministros da Fazenda e meia dúzia de planos econômicos frustrados.

 02. “... as autoridades, embora ainda envolvidas num jogo de empurra-empurra...”, com esse período, o autor mostra
a) como trabalha um dos sistemas que acelera a criminalidade.
b) que o aparelho repressor é inoperante.
c) que a sociedade passou a discutir seriamente a questão.
d) que as autoridades não agüentam mais a criminalidade.
e) que a sociedade está incólume em relação ao problema da criminalidade.


03. Após a leitura do texto, infere-se que o meio mais eficaz para combater a criminalidade é
a) a sociedade fazer pressão sobre as autoridades.
b) ocorrer uma revolução no país contra a corrupção na polícia e na Justiça.
c) haver um projeto de luta que dê bons resultados.
d) fazer-se um mutirão nacional e criar-se um programa eficiente contra a criminalidade.
e) a polícia não ser inoperante e não receber propina dos bandidos.


04. “...embora ainda envolvidas num jogo de empurra-empurra...”; nesse segmento o autor faz
a) um comentário despretensioso.
b) uma crítica sobre a atitude das autoridades em relação à criminalidade.
c) um deboche sobre a ação da polícia.
d) uma afirmação sobre o envolvimento das autoridades com os criminosos.
e) uma crítica sobre o descaso dos políticos.

05. “...as autoridades, embora ainda envolvidas num jogo de empurra-empurra...”; o melhor segmento que representa o “jogo de empurra-empurra” é
a) A Justiça é lenta, pois os processos passam 90% do tempo no cartório e 10% com os juízes; com isso julgar um processo leva dez anos.
b) A Justiça diz que boa parte de seu tempo é gasto refazendo o trabalho que a polícia comandada pelos governadores não fez.
c) A cadeia não prende, pois enquanto 1% dos condenados cumpre a pena até o fim, os outros conseguem benefícios legais ou escapam.
d) A investigação da criminalidade é falha, visto que em apenas 2,5% dos casos de homicídios de autoria desconhecida são descobertos os culpados.
e) A legislação é tolerante já que o Código de Processo Penal permite recursos demais, o que atrasa a prisão dos bandidos.


“...as autoridades, embora ainda envolvidas num jogo de empurra-empurra...”; nas questões 06 e 07, o segmento do item que não constitui “jogo de empurra-empurra” é


06.
a) Governadores dizem que a criminalidade cairá se os grandes bandidos forem isolados em prisões mantidas pelo governo federal.
b) Há integrantes na polícia e na Justiça que recebem propina e essa relação acoberta os bandidos.
c) O governo federal diz que não pode administrar prisões porque o Congresso não aprova lei nesse sentido.
d) O Congresso diz que o governo federal não mobiliza sua bancada para tratar do assunto.
e) O governo federal diz que a responsabilidade maior é dos governadores, pois são eles que têm a polícia.


07.
a) A polícia é inoperante, pois de cada cem ocorrências de delitos graves, apenas vinte e quatro suspeitos são detidos.
b) Os governadores dizem que a polícia deles prende, mas a Justiça solta.
c) A Justiça diz que cumpre a lei e alega que, se a sociedade está descontente com ela, cabe ao Congresso mudá-la.
d) O Congresso diz que as leis não atrapalham tanto, mas o que faz a Justiça lenta são a má administração e a improdutividade.
e) A Justiça diz que o problema não é o gerenciamento, mas sim a falta de dinheiro do governo federal para contratar mais juízes.


08. O item com oração que exprime que um obstáculo não impedirá ou modificará a declaração de outra oração do texto é
a) “A criminalidade é um desses problemas brasileiros”.
b) “Para combater a inflação”.
c) “que reunia as medidas corretas e o apoio da sociedade”.
d) “embora ainda envolvidas num jogo de empurra-empurra”.
e) “quando se chegou ao caos econômico e a um programa de combate à hiperinflação”.


09. De acordo com o texto, a oração “Para combater a inflação” pressupõe que deva haver uma idéia de
a) finalidade.
b) condição.
c) modo.
d) tempo.
e) meio.




10. “...passaram a discutir seriamente a questão.”; indique o item em que o sufixo – mente não apresenta o mesmo valor semântico presente no vocábulo destacado.
a) Supostamente pensou-se que ela voltaria.
b) De longe e reverenciosamente as cortejei.
c) Finalmente marcaram a data do concurso.
d) Ela ouvia-o atentamente.
e) Dir-se-ia que tudo naquele paraíso murado se movimentava lúdica e religiosamente.




Gabarito:
1-D 6-B
2-A 7-A
3-D 8-D
4-B 9-B
5-B 10-C

Apresentação do Professor Marcio Coelho

1 - Formado em Letras: Português / Literaturas.



2- Onde leciona atualmente:
• Escola Naval;
• Tribunal Regional Federal (Angra dos Reis);
• Colégio Princesa Isabel;
• Centro de Estudos Guerra de Morais (CEGM);
• Academia do Concurso Público (ACP);
• Centro de Estudos para Fiscal (CEFIS);
• Instituto de Administradores do Rio de Janeiro (IARJ);
• Curso Fernando Figueiredo (Concurso Público);


3- Curso sobre NOVA ORTOGRAFIA:
• Tribunal Regional Federal (Rio de Janeiro e Angra dos Reis) - 2009;
• Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - 2009;
• Conselho Regional de Administradores (CRA)-2009;
• Instituto de Administradores do Rio de Janeiro (IARJ) – 2009;
• Rede Record de Televisão -  2009;
• Empresa de Jornalismo “Folha Dirigida” – 2009;
• Capemisa; 2009


4- Curso de Capacitação (Língua Portuguesa):
• Tribunal Regional Federal (Rio de Janeiro) - 2009;
• Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio) – 2009
• Grafé-Guinle (Uni-Rio) – 2009


5- Obras em andamento:


• Novo Acordo Ortográfico, com o professor Evanildo Bechara – Editora Nova Fronteira;
• Novo Acordo Ortográfico – editora Impetus;
• Questões para Concursos Públicos – editora Campus.


6 - Trabalhos Concluídos:


• Interpretação de textos e Ortografia: Na Gramática Escolar da Língua Portuguesa do professor Evanildo Bechara;
• Questões de Concursos Públicos, no livro Língua Afiada, com o professor Sérgio Nogueira;
• Questões de Concursos Públicos, no livro Português sem Complicações, com o Professor Sérgio Nogueira.